fbpx

6º, 7º e 8º ANO do Ensino Fundamental Anos Finais

O sistema de avaliação do Colégio Intelectus procura contemplar da melhor forma, a evolução e diagnóstico de eventuais falhas no processo de aquisição cognitivo. Para isso, contamos com uma avaliação de sondagem, elaborada pelo Sistema de Ensino Poliedro que procura analisar o conteúdo prévio do aluno necessário para aquele ano de ensino. Esta avaliação é realizada no início do ano letivo e permite um ajuste na conduta pedagógica alinhada a eventuais falhas anteriores no processo de aprendizagem. Além desta avaliação, o sistema de ensino envia outras duas avaliações semestrais para diagnóstico.

Concluindo nosso sistema de avaliações, elaborados por nossa equipe docente, apresentamos trimestralmente, provas Dissertativas e Objetivas. Através das questões dissertativas contempla-se uma percepção do aluno sobre o tema tratado na questão, permitindo uma análise mais profunda do que foi adquirido no período que antecedeu tal avaliação. As questões objetivas iniciam um desafio ao aluno no Ensino Fundamental, fornecendo a ele, opções para serem selecionadas e/ou eliminadas, permitindo uma análise distinta da aquisição dos conteúdos e iniciando a caminhada para os processos seletivos futuros.

Ao analisar o boletim do aluno, a composição da nota de cada frente de cada disciplina dar-se-á, trimestralmente, por 3 notas:

– N1: Prova Dissertativa

– N1: Avaliação contendo 10 questões discursivas, por disciplina. Esta nota, de 0 a 10, é multiplicada por 0,8.

– N2: Prova Dissertativa

– N2: Avaliação contendo 10 questões discursivas, por disciplina. Esta nota, de 0 a 10, é multiplicada por 0,8.

– N3: Avaliação Parcial

– N3: Esta nota, atribuída pelo professor, de 0 a 10, é baseada no desempenho do aluno em atividades propostas de forma contínua pelo professor ao longo do trimestre, tais quais, tarefas, participação em sala de aula, desenvolvimento de trabalhos, conduta em sala. Lembramos que a nota é sempre individual, mesmo quando ocorrem trabalhos em grupo. Esta nota é multiplicada por 0,2.

– P3: Prova Teste

                – A prova Teste é um simulado elaborado pelos professores composto por 60 questões objetivas aplicadas em                 2 (dois) dias. A nota desta prova é padronizada de 0 a 10, de acordo com o número de acertos na prova teste.

A nota trimestral de cada frente será dada pela média simples das notas P1 (P1=N1+N3), P2 (P2=N2+N3) e P3 e a média da disciplina dar-se-á pela média das notas obtidas em cada frente. Caso o aluno não atinja média 6,0 (seis) na disciplina, estará de recuperação e fará a prova de recuperação da(s) frente(s) que possua(m) nota(s) abaixo de 6,0 (seis). A Prova de Recuperação terá nota máxima 6,0 (seis) e substitui a nota obtida no trimestre (na frente que o aluno fez a prova de recuperação).

O aluno que ficar para recuperação deverá realizar um trabalho (será disponibilizado, em data prévia à recuperação, no e-mail institucional do aluno) que servirá como base para a avaliação e receberá uma nota de 0 a 10 para compor a nota final da prova de recuperação.

Para aprovação, o aluno deverá somar ao longo do ano, 36 pontos. Sendo o 1º trimestre, peso 1, o 2º trimestre, peso 2 e o 3º trimestre, peso 3.