Proposta Pedagógica

Dentre os objetivos gerais previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, destacamos:

“Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.”

Portanto, a proposta pedagógica contemporânea para o Ensino Fundamental está embasada em um processo educacional que tem por objetivo a formação da pessoa ao longo de nove anos de trabalho pedagógico, divididos em ciclos de desenvolvimento socioafetivo, cultural e intelectual.

Ensino Fundamental: Anos Iniciais

O Ensino Fundamental: Anos Iniciais tem por objetivo a alfabetização, desenvolvendo o pensamento e as habilidades cognitivas, sendo pautado no estudo da Língua Portuguesa e nas noções básicas de Matemática. Prioriza, inicialmente, o desenvolvimento da linguagem nos atos de ler, escrever, falar e calcular.

Deve existir, nesta fase, uma preocupação dos educadores com o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, promovendo, de forma lenta e gradual, a passagem do pensamento concreto para o pensamento abstrato. No Ensino Fundamental: Anos Iniciais, a aprendizagem está na fase das noções – o objeto do conhecimento deve ser apresentado ao aluno de forma concreta e real, sem teorizações abstratas ou definições formais. O pensamento é livre para criar e estabelecer conexões.

Material Didático

Ensino Fundamental: Anos Iniciais é um momento de grande importância para o desenvolvimento cognitivo da criança. Pensando nisso, a Coleção Phases desenvolve as competências e habilidades essenciais para a construção de um conhecimento contextualizado e significativo. Com conteúdos atualizados e ricos, os alunos têm a oportunidade de ampliar seu vocabulário e de conhecer grandes autores, além de desenvolver a argumentação e o senso crítico.

Informações importantes

Master Escola