Proposta Pedagógica

Dentre os objetivos gerais previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, destacamos:

“Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.”

Portanto, a proposta pedagógica contemporânea para o Ensino Fundamental está embasada em um processo educacional que tem por objetivo a formação da pessoa ao longo de nove anos de trabalho pedagógico, divididos em ciclos de desenvolvimento socioafetivo, cultural e intelectual.

Ensino Fundamental: Anos Finais

No Ensino Fundamental: Anos Finais, o processo de ensino aprendizagem entra na fase conceitual. Nesse momento, o objeto do conhecimento é representado de forma teórica por meio de definições e abstrações. O desenvolvimento de habilidades relacionadas à análise e interpretação de textos e a elaboração de cálculos e raciocínios mais complexos passam a ter grande importância – tanto quanto a apresentação de seus respectivos repertórios e a sistematização do conhecimento e do método científico.

Do ponto de vista socioafetivo, o estudante vive a crise de abandonar o horizonte emocional da infância para entrar definitivamente na fase de questionamento dos valores, própria da adolescência. Nesse momento crítico, a educação formal tem um importante papel a desempenhar, apresentando valores éticos e morais, estabelecendo limites e parâmetros disciplinares claros. Ao valorizar o conhecimento, a cultura e as artes, a escola promove uma educação de caráter acadêmico e formativo.

Material Didático

Matriz Curricular

Informações importantes

Master Escola
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