Falando com pais (23/09)
Todos os pais, inevitavelmente, veem-se, em algum momento, pensando sobre o futuro dos filhos. O que estudarão? Que profissão escolherão? Por vezes, queremos, inclusive, decidir por eles a profissão, os amigos, a pessoa com quem dividirão a vida…
E o mundo? Como estará o mundo, a política e a humanidade? Surgirão novas doenças e pandemias? Encontrarão soluções para o aquecimento global e catástrofes naturais?
Além disso, os pais se preocupam com os adultos que seus filhos serão. Honestos, fortes, respeitosos, solidários… e assim por diante.
O que fazer para lidar com essa ansiedade inerente aos pais? Precisamos pensar no futuro agindo agora! A família, sem dúvidas, tem papel fundamental na formação do indivíduo, na construção do seu caráter. No entanto, a escola também tem seu papel de destaque, visto que proporciona conhecimento e permite a convivência em sociedade.
Assim, ambas constituem pilares que sustentam o processo de formação do indivíduo. Por esse motivo, é imprescindível que eles se relacionem em harmonia e complementaridade.
A educação está em evolução para levar o conhecimento a todos. Inclusive, nesta pandemia, foi preciso antecipar tendências para que continuássemos o processo de educação. No entanto, outras inovações, certamente, estão por vir.
Uma das principais habilidades que vai diferenciar os profissionais do futuro é a Inteligência Emocional, trabalhada em nosso colégio em parceria com o Programa Semente que, em síntese, é a capacidade de gerenciar as próprias emoções a ponto de se relacionar melhor consigo e, consequentemente, com os outros alcançando o autocontrole e gerenciando as emoções.
Outra importante mudança está ocorrendo na estrutura do Ensino Médio, definindo uma nova organização curricular, mais flexível e que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.
O futuro tem nos apresentado a necessidade de metodologias e processos que têm transformado as salas de aula. Nesse viés, o Colégio Intelectus está atento às exigências dessas inovações, a fim de formar pessoas que pensem além do senso comum, desenvolvendo assim habilidades e competências essenciais para o mercado de trabalho. Dessa forma preparando-se para enfrentar os desafios vindouros, pois, assim como os pais, pensamos no futuro agindo agora!