Falando com pais (22/04)
Na semana passada, o Governo do Estado de São Paulo iniciou a vacinação da COVID-19 para a imunização de professores e trabalhadores da educação básica com 47 anos ou mais. Esta ação traz uma expectativa muito positiva para toda comunidade escolar, afinal, cada pessoa vacinada é uma conquista coletiva rumo a um “novo normal”. Dessa forma, em se tratando especialmente dos profissionais da educação, a vacinação torna cada vez mais perto as possibilidades do gradativo aumento do retorno presencial aos trabalhos escolares, principalmente daqueles professores e funcionários que são do grupo de risco e que ainda permanecem em casa, em home office.
Todo o processo de vacinação de professores e trabalhadores da educação básica está sendo realizado com o acompanhamento dos diretores escolares, que não apenas orientam os profissionais elegíveis à vacina, mas também validam seus cadastros por meio de um sistema dedicado a evitar eventuais fraudes. Os diretores, portanto, também assumem, neste processo, o trabalho cidadão para a transparência do processo, bem como de conscientização sobre a importância da imunização para a proteção individual e coletiva.
Em cada uma das nossas unidades escolares, todos os professores e trabalhadores que se enquadram na faixa etária e nas condições necessárias, foram incentivados a se vacinarem para sua autoproteção, e também para serem modelos de exemplo a todos aqueles que ainda aguardam a sua vez, nesta que é possivelmente a fila mais esperada dos tempos atuais – a da vacinação.
Assim, não diferentemente do esperado, nossos profissionais cumpriram com seu papel individual e cidadão de maneira exemplar: prontamente todos os professores e funcionários das nossas 4 unidades (Bauru, Marília, Presidente Prudente e São José do Rio Preto), elegíveis para a vacina, já tomaram a 1ª dose, o que nos enche de alegria, maior segurança e expectativa de que tempos melhores estão por vir!
São momentos como esses que acalentam o coração e que reforçam a necessidade de termos só um pouquinho mais de paciência na espera. As vacinas estão chegando! E, enquanto a sua vez ainda não chega, por favor, siga usando máscara, respeitando o distanciamento social e, se puder, fique em casa.
Grande abraço, Direção e Coordenação.