fbpx

Falando com pais (20/05)

Publicado 20 de maio de 2021

Ao longo da história, o ser humano fez uso de diversos recursos para melhorar a sua qualidade de vida. Desde a descoberta do fogo até os dias atuais, inventamos e reinventamos com o intuito de facilitar a nossa vida, em especial em tempos de pandemia em que os meios virtuais entraram de vez no nosso cotidiano.

Não podemos negar as facilidades que a internet nos propõe, porém ao falar em educação e aprendizagem temos os dois lados da moeda: o acesso fácil e rápido às informações, aos recursos educacionais, às vídeoaulas e até mesmo ao ensino remoto, que, salvo a internet, as aulas chegam em nossas casas de maneira prática e rápida, contudo essa facilidade se não direcionada e usada de modo consciente, pode ser um recurso perigoso em especial para as crianças e adolescentes.

As redes sociais ampliaram as nossas amizades, net workings e até artistas que temos admiração estão mais próximos do nosso convívio e dos nossos alunos o que permite uma relação de proximidade, sendo importante, já que estamos em uma era  de agilidade e pouco convívio pessoal. Porém, o tempo que gastamos nas redes sociais e o conteúdo visualizado podem ser sinais de alerta, já que a internet é um meio aberto e de fácil compreensão, em que ficamos suscetíveis a situações arriscadas em especial crianças e adolescentes que estão em fase de construção da personalidade e amadurecimento.

Diante de tanta exposição e informação, faz-se necessário acompanhar  o que as as crianças e adolescentes fazem no celular e/ou computador evitando assim contato com assuntos e até mesmo perfis inapropriados ou falsos que usam os nossos pequenos para aplicarem golpes ou crimes, facilitando também o controle no período de aulas diante o ensino híbrido, para aqueles que acompanham em casa. Há diversos aplicativos para celulares que restringem o  tempo de uso e monitoram as ações dos filhos impedindo recursos e gerando relatórios que avisam as ações realizadas nos celulares. O Instagram, rede social muito comum utilizada, disponibiliza também notificações em que podemos verificar quanto tempo passamos utilizando o recurso. O site Tech Tudo fez uma matéria exclusiva em 2019 relatando quais os melhores recursos para monitoramento de celulares e como utilizá-los. Confira a matéria na íntegra pelo link: techtudo.com.br/noticias/2019/05/aplicativo-para-monitorar-filhos-veja-5-opcoes-gratis-para-o-seu-celular.ghtml.

Como disse ao iniciar esta conversa, a tecnologia foi criada pelo homem com o intuito de facilitar a nossa vida, sendo assim, não podemos negar os inúmeros benefícios dos aplicativos, redes sociais e demais recursos que a internet nos propõe, porém, como todas as nossas ações o equilíbrio deve ser o ponto chave para que administremos nossa vida e a dos nossos filhos de maneira harmônica e assertiva.

A Escola, como extensão da casa do aluno, também se apropria dos recursos tecnológicos em prol da educação e junto à família também é responsável por cuidar e instruir sobre os riscos e benefícios que a internet nos propõe.

Em tempos de avanços e agilidade de informações, manter o equilíbrio e o diálogo, faz toda a diferença!

Contem sempre conosco!

Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
free download udemy paid course
download xiomi firmware
Download Premium WordPress Themes Free
lynda course free download