fbpx

Falando com pais (18/11)

Publicado 18 de novembro de 2021

Porque devemos cuidar da nossa Saúde Emocional.

  Quando falamos em Saúde, automaticamente pensamos na ausência de doença, no entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que “estar saudável” é mais do que estar livre de doenças. A organização criou um conceito de que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Dessa forma, a saúde plena é alcançada  não apenas por meio da prevenção ou do tratamento de doenças, mas, através de qualidade de vida, incluindo emocional e social.

  A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, as relações sociais e interpessoais.

  Em 1986, Christophe Dejours definiu saúde como algo que muda constantemente, que está em movimento, que é dinâmico, ativo, assim como os seres humanos, Contudo, muitas vezes somos engolidos pela rotina, e não paramos para pensar sobre pequenos detalhes da vida, se estamos saudáveis fisicamente, acabamos por neglicenciar nossas emoções.

  Cuidar da Saúde emocional é tão importante quanto da saúde física, pois há uma conexão entre corpo e mente, por isso quando não há esse equilíbrio, podemos somatizar situações vividas e não resolvidas, palavras não ditas e sentimentos ignorados, o que pode levar ao adoecimento.

  Afinal, o que é Saúde Emocional? Quando falamos de saúde emocional, falamos de olhar para além do corpo físico, é se permitir viver e sentir todas as emoções, sensações, sentimentos, positivos e negativos e saber ponderar sobre cada um deles, são o que chamamos de bem-estar psíquico, ou seja, a liberdade que cada um tem na organização de sua vida.

Para isso, no entanto, é preciso aprender a lidar com as emoções — com as nossas e com as das pessoas do nosso convívio.

  Aprender a encarar as mudanças e dificuldades como oportunidades, e não como problemas, desenvolver a resiliência. Por trás de todo problema existe uma oportunidade, só é preciso tirar o foco do lado negativo e enxergar todas as possibilidades de cada situação.

  Estabelecer relações saudáveis e vínculos com as pessoas que fazem parte do nosso cotidiano, ser flexível, e ter a consciência de que a vida é inconstante, todas as coisas estão em movimento, o mesmo acontece no ambiente pessoal e profissional, estar saudável emocionalmente reduz riscos de doenças e traz benefícios para a vida.

  Podemos alcançar esse bem-estar físico e psíquico através do autoconhecimento. O autoconhecimento é o poder de nos percebermos, saber quem somos verdadeiramente, nossos gostos, prazeres, desejos, sonhos, aprofundar-se em nossas emoções e sentimentos, saber quando alguma coisa não vai bem internamente, e poder verificar o porquê isso ocorre, essa liberdade de poder sentir sem se reprimir, é o que chamamos de saúde emocional.

  Ao estar saudável emocionalmente conseguimos ter empatia, autocontrole, autoestima, visão positiva da vida, persistência, ação, motivação, com estes elementos nos tornamos capazes de ser protagonistas da própria história, vivida, sentida, percebida por cada um, isso é fundamental para vivermos bem nos dias atuais de correria, estresse, cansaço, esgotamento e intolerância, quem olhar para si e cuidar da saúde emocional viverá com maior qualidade de vida e satisfação.

Preocupados com a saúde mental e emocional dos alunos, o Colégio Intelectus oferece uma disciplina para desenvolver a inteligência emocional e as competências socioemocionais das crianças e adolescentes, assim, contribuímos para a formação de cidadãos emocionalmente saudáveis.

Luciana de Paula Alves Psicóloga – CRP 06/111090

Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
download udemy paid course for free
download xiomi firmware
Download WordPress Themes Free
free online course