Falando com pais (17/06)
A parábola é um tipo de narração que, tradicionalmente, traz lições de moral ou espiritualidade por meio de metáforas, sendo Jesus Cristo, provavelmente, o maior contador de parábolas da História. Para a nossa mensagem de hoje, independentemente de crença religiosa, tivemos como inspiração a Parábola da Semente de Mostarda (Mc 4.30-34; Lc 13.18-21). Nela, percebemos que a semente, mesmo muito pequena, quando lançada em terra fértil e bem cultivada, acaba por se transformar em uma das maiores hortaliças.
Concomitantemente, a cultura da nossa escola, comungada por todos os nossos colaboradores, é a de perceber, diariamente, os nossos alunos como terras férteis nas quais depositamos pequenas – porém, importantes – sementes de conhecimento, atitudes e valores.
As sementes de conhecimento dizem respeito aos conteúdos ministrados em sala de aula, importantes para a formação de um cidadão com senso crítico capaz de tomar decisões para a sua vida profissional e pessoal à luz do saber. Diariamente, os professores lançam essas sementes na fé e na esperança de que esta geração possa construir um mundo ainda melhor, usando a ciência como instrumento à serviço da humanidade.
As sementes de atitudes dizem respeito à formação de um cidadão que corresponde com seus deveres e obrigações. Isso começa com o incentivo e a orientação para o cumprimento de atividades escolares básicas, por exemplo: a pontualidade no horário de aula, a realização das tarefas, o compromisso com o estudo diário, a realização das provas com empenho, entre outros, mesmo em tempos desafiadores como o que atravessamos. É no cumprimento dessas atitudes cotidianas e no enfrentamento dos desafios que a vida nos traz que se forma um cidadão com senso de responsabilidade, autonomia e perseverança.
Por fim, as sementes de valores dizem respeito a questões indiscutíveis e indissolúveis em nossa sociedade: o direito à vida, a importância da família, o respeito ao próximo, a valorização da dignidade humana, a construção da paz, a prática da solidariedade, a amizade, a honestidade, a compaixão, entre tantos outros, que são difundidos por meio de projetos e ações pedagógicas, como também pelas relações de convívio cotidianas entre os membros da comunidade escolar.
Portanto, diariamente a nossa escola lança boas sementes em terras férteis, e não apenas as semeia, mas também as cultiva, afinal, é na crença do cuidado individual e do acompanhamento pedagógico e afetivo de nossos alunos e familiares que seguimos com a missão de semear e cultivar para que as colheitas futuras sejam repletas dos melhores frutos.