Falando com pais (05/08)

Publicado 5 de agosto de 2021

Neste falando com pais, vamos abordar a maravilhosa experiência do reencontro na escola após o longo período de isolamento.

Encontros & Reencontros

Uma autora das redes sociais, Juliana Vaz, definiu de forma brilhante o que significa Reencontro.

Melhor que o encontro é o reencontro.
É ter a certeza que não há certeza de nada e mesmo assim se sentir feliz.
É não perceber a passagem das horas, mas é também contar cada minuto de espera.
É se perder dentro de um olhar e mesmo assim saber que nele você pode se encontrar.
É sorrir despretensiosamente e às vezes até sem perceber.

Após um descanso merecido das férias escolares, e após um longo período de isolamento imposto pela pandemia, a escola torna a se encher de esperança e alegria com o retorno dos alunos às salas para as aulas presenciais.

A aulas não pararam, internamente a escola continuou para garantir aos alunos o melhor suporte possível no formato remoto. Mas a escola com todo seu movimento, ir e vir nos intervalos, agitação nos corredores pela espera dos professores, as risadas entre amigos, sim. Essa escola parou!

Lugar de crianças, adolescentes e jovens em idade escolar, é na Escola, pois é o espaço adequado para o aprendizado formal, além das possibilidades das trocas de experiências e de convivência entre pares e grupos. Enfim, lugar de encontros e reencontros.

Pela definição de “reencontro” temos “ato ou efeito de reencontrar(-se); novo encontro; redescobrimento.” “Tornar a encontrar alguém; achar algo que estava perdido. Encontrar-se de novo com alguém, com algo ou com uma situação já vivida…” Etimologia (origem da palavra reencontrar). De re- + encontrar.

Analisando a etimologia da palavra, encontramos tantas definições que nos fazem pensar sobre as várias possibilidades destes significados.

Pois bem, sabemos que a pandemia nos criou empecilhos para vivermos as experiências comuns do convívio com nossos colegas. O tão necessário isolamento foi preciso para estancar a disseminação da contaminação pela Covid 19, mas gerou algumas “sequelas” oriundas do isolamento, da falta de contato com aquelas pessoas com quem estávamos acostumados a conviver na escola, no clube, e nos diversos espaços comunitários.

Dessa “experiência” de não-encontro, ou desencontros, sobraram tristeza, vazios, e muitas vezes descompassos emocionais causadores de ansiedade, depressão e outros males físicos e psicológicos.

Agora, diante de um retorno até pouco inimaginável, o “novo normal” começa a ser construído. A partir dele o desafio de como se dará esse recomeço, a retomada dos laços afetivos e a troca das experiências vivenciadas nesse longo período de reclusão.

Findando a primeira semana de retorno às aulas, já vemos nos olhos – já que os rostos ainda se encontram encobertos pelas necessárias máscaras de proteção – a alegria, o sorriso e a esperança de dias melhores e de retorno ao normal que tínhamos antes.

Que possamos valorizar este momento (histórico, por sinal) para continuarmos juntos e retomarmos as alegrias e conquistas desse retorno. Para tanto mantenhamos os cuidados ainda necessários para contenção da Covid até que a doença esteja totalmente controlada.

Que possamos todos viver em breve dias muito melhores e celebrarmos as glórias desses reencontros!

A Direção e Coordenação.  

Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
udemy course download free
download huawei firmware
Download Nulled WordPress Themes
udemy free download