Falando com pais (17/06)

Publicado 17 de junho de 2021

A parábola é um tipo de narração que, tradicionalmente, traz lições de moral ou espiritualidade por meio de metáforas, sendo Jesus Cristo, provavelmente, o maior contador de parábolas da História. Para a nossa mensagem de hoje, independentemente de crença religiosa, tivemos como inspiração a Parábola da Semente de Mostarda (Mc 4.30-34; Lc 13.18-21). Nela, percebemos que a semente, mesmo muito pequena, quando lançada em terra fértil e bem cultivada, acaba por se transformar em uma das maiores hortaliças. 

Concomitantemente, a cultura da nossa escola, comungada por todos os nossos colaboradores, é a de perceber, diariamente, os nossos alunos como terras férteis nas quais depositamos pequenas – porém, importantes – sementes de conhecimento, atitudes e valores.

As sementes de conhecimento dizem respeito aos conteúdos ministrados em sala de aula, importantes para a formação de um cidadão com senso crítico capaz de tomar decisões para a sua vida profissional e pessoal à luz do saber. Diariamente, os professores lançam essas sementes na fé e na esperança de que esta geração possa construir um mundo ainda melhor, usando a ciência como instrumento à serviço da humanidade.

As sementes de atitudes dizem respeito à formação de um cidadão que corresponde com seus deveres e obrigações. Isso começa com o incentivo e a orientação para o cumprimento de atividades escolares básicas, por exemplo: a pontualidade no horário de aula, a realização das tarefas, o compromisso com o estudo diário, a realização das provas com empenho, entre outros, mesmo em tempos desafiadores como o que atravessamos. É no cumprimento dessas atitudes cotidianas e no enfrentamento dos desafios que a vida nos traz que se forma um cidadão com senso de responsabilidade, autonomia e perseverança.

Por fim, as sementes de valores dizem respeito a questões indiscutíveis e indissolúveis em nossa sociedade: o direito à vida, a importância da família, o respeito ao próximo, a valorização da dignidade humana, a construção da paz, a prática da solidariedade, a amizade, a honestidade, a compaixão, entre tantos outros, que são difundidos por meio de projetos e ações pedagógicas, como também pelas relações de convívio cotidianas entre os membros da comunidade escolar.

Portanto, diariamente a nossa escola lança boas sementes em terras férteis, e não apenas as semeia, mas também as cultiva, afinal, é na crença do cuidado individual e do acompanhamento pedagógico e afetivo de nossos alunos e familiares que seguimos com a missão de semear e cultivar para que as colheitas futuras sejam repletas dos melhores frutos.

Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
udemy paid course free download
download lava firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
online free course