Falando com pais (02/06)

Publicado 2 de junho de 2021

Desde 2020, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino das Competências Socioemocionais passou a ser obrigatório nas escolas brasileiras. Visando contribuir para o desenvolvimento de tais competências, nosso colégio tem adotado o Programa Semente, que traz, por meio de métodos estruturados, atividades sistematizadas para desenvolvimento pessoal e de interação social, propostas e atividades didáticas adequadas ao ensino de tais habilidades.

Conheça, abaixo, um pouco mais do Programa Semente

O que é o Programa Semente?

É um programa estruturado de aprendizagem socioemocional, voltado para alunos e professores de escolas da Educação Básica, com aulas inseridas na grade escolar e que oferece diversos recursos pedagógicos às escolas parceiras, desde livros impressos a plataformas digitais, passando por palestras para pais e cursos de formação para professores.

Quais serviços oferecidos?

O foco do Programa é o desenvolvimento das competências socioemocionais de crianças e adolescentes dentro das escolas. É oferecido material exclusivo impresso para os alunos e manual detalhado para os professores. Todas as aulas do Programa contam com vídeos de apoio voltados para educadores, com sugestões de encaminhamentos pedagógicos, além de plataformas digitais com vídeos, canções, exercícios, tudo adequado a cada faixa etária.

Quais as competências trabalhadas?

O trabalho é direcionado para o desenvolvimento das competências socioemocionais (foco, persistência, determinação, responsabilidade, organização, curiosidade, imaginação criativa, sensibilidade estética, modulação da raiva, do medo e da tristeza, assertividade, entusiasmo, iniciativa social, empatia, respeito e confiança), que se agrupam em cinco famílias: autogestão, abertura ao novo, modulação emocional, engajamento com os outros e amabilidade.

Qual a frequência e tempo de duração de cada aula dos cursos do Programa Semente?

No Ensino Fundamental I, o Programa requer um mínimo de 24 aulas por ano. No Ensino Fundamental II e Ensino Médio, são 12 aulas por ano, no mínimo. As aulas do Programa Semente podem se tornar uma nova disciplina, mas também podem vincular-se a um componente já existente. Em nosso colégio, o Programa é trabalhado no Fundamental I no decorrer das aulas já existentes pela professora da turma e, no Fundamental II e Médio, por uma professora e psicóloga, nas aulas de Inteligência Emocional.

Quais os resultados do Programa Semente nas escolas?

A aprendizagem socioemocional nas escolas permite que os alunos tenham um melhor desempenho nas disciplinas do currículo tradicional, torna o comportamento dos alunos mais adequado, com mais motivação para aprender e com mais compromisso com a escola, além de reduzir o bullying, os problemas disciplinares e problemas emocionais, como a depressão e o estresse dos estudantes. Pesquisa realizada pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) comprovou impacto positivo do Programa Semente para os alunos de nossas escolas.

É possível saber mais sobre o Programa Semente por meio do site programasemente.com.br. Navegue pela página e conheça, também, os cursos disponíveis para toda a família.

Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
free online course
download micromax firmware
Download Premium WordPress Themes Free
download udemy paid course for free